Skip to content

A volta do grito ao surdo e da cor ao cego (Capítulo I [Parte 2]) – Thiago Amério

by em 14/06/2013
Ainda na rua, com a lua minguando, Efatá varria, observando o sol indo e ao mesmo tempo convidando, desinteressadamente, a lua porquanto sequer poderia tocá-la.
 
Era um grande observador. Adorava varrer histórias de boatos para cima do tapete. A crítica sempre esteve na ponta da sua mente e, sua língua, embora vetada por sua surdez era desnecessária frente a sua louvável gesticulação e comunicação visual. Não sabia ler porque (pra ele) tal ação era desnecessária, afinal, já se virava tão bem. Pra ele um texto era um conjunto de símbolos desconexos que não fazia alimentar, não passava a fome e, principalmente, não era útil tal qual sua mão trabalhadora. Sempre dramatizava e alcançava, apontando com o dedo, seus objetivos principais.
 
Em um lapso de memória, aquelas que passam como flashback e nos fazem perder a atenção por um tempo imprevisível, lembrou-se da festa junina que seu primo Zezinho ofereceu um presente achado na praia da barra. Ainda era menino quando aquilo aconteceu, estava aprendendo a falar… contudo sua memória era de elefante, tal sua mãe dizia quando lembrava das poucas histórias que ela havia contado (e ele escutado) na tenra infância. À medida que a recordação vinha, Etafá, apontando para as imagens coloridas que serviam de distração na cabeceira da sua cama, sorria. Pensou alto:
 
– Por que Zezinho me deu aquele artefato? E seu eu conseguisse a ouvir novamente?
 
Etafá só se lembrava do estouro. Mas aquilo não fazia bem. Aquela lembrança doía mais do que a dor no ouvido após acordar do coma no hospital. Aquele som fora o último que ouvira na vida. Era alto, literalmente, ensurdecedor, e provocador de desmaio.
 
bomba
 
Enquanto estava nesta reflexão, de frente pra lua e de perna cruzada, Sioloé, cego de nascença, cuja cantoria o fez empolgar uma dança, esbarra na sua vassoura. O susto se dá. Os dois se focam.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: