Skip to content

O Mar e Eu – Carla Guedes

by em 02/01/2013

2013-01-01 16.30.53

(Pra tio Paulo que acreditou: “Escreve todo esse mar bonito que você tem aí!”)

Nunca fui boa em pintar o mar, feito meu irmão, ou boa em sentir o mar, feito Caymmi. Até então, achava isso um mero detalhe das coisas da vida, como não ser boa em mímica, ou não saber sambar. Resignada em entender que cada qual possui seus talentos, nunca insisti muitas telas com aquelas ondas ‘retas e chapadas’, como citava minha professora no ateliê. Mas comecei a achar tudo isso bem engraçado ao me dar conta que o mar sempre esteve ali presente como plano de fundo. Passei a infância inteira brincando no mar. A comida que mais gosto vem do mar. Morei perto do mar. Trabalhei no mar. Porque tanto mar em mim, e tão pouco eu no mar? Mas a resposta veio antes da pergunta. Dia desses senti uma vontade estranha: senti falta de falar com o mar. Saudade de algo que nunca tivera antes? O sentimento era exato esse, da mesma fundura: saudade. Peguei minha bicicleta, ignorei o dia mais quente do ano, e pedalei infinitamente até dar de cara com ele. Com ele não, eles: o mar e a lagoa. Fiquei como boba, mirando, até estabelecer o primeiro contato. Sentei na sombra e na areia, pedi licença; deixei a bicicleta de lado. Ele até que não era assustador. Ele até que não era insólito. Era misterioso ainda, mas não era de todo desconhecido. Tinha um quê de (in)constância e movimento. Tinha um balanço que carregava a gente pra dentro da gente, e que queria carregar a gente pra dentro dele. Fazia um sussurro que embalava a minha vontade. Fiquei assim, de cara pra ele, ouvindo e fitando, acho que uma hora seguida. Foi um papo bom, e no fim, descobri que o mar se instalou de vez em mim. Perguntei o por que de tanta demora na vida pra essa instalação… O mar, sempre segredante, marolou: era o medo da entrega.

One Comment
  1. Talvez tua relação com o mar venha antes que tua própria consciência do nascer para a vida realmente.

Deixe um comentário

