Skip to content

O diálogo de quem não se encontra

by em 27/02/2012
Conversa, em versos, feita há 03 anos sem introdução ou final. Na íntegra.
 
Só se comunica através de poesia?
ou é só uma mera fantasia?
não sei se tenho esta criatividade…
mas não me faltará vontade!¹
 
Nada de fantasia tem,
mas me comunicar através das artes é o que me convém.
Pra saber se possuis, “hás” de testar,
pois nada aparece se sentado ficar a esperar.²
 
Sentado já estou
Esperando jamais
Mas como é que faz
Pra saber se vou
ou não, ser claro
quanto minha constatação:
neste mundo é raro
ter as artes no coração!¹
 
Ô se raro é!
Tão raro quanto nascer mão em meu pé.
E se a inércia não é a resposta,
Vá,escreva,viva,faça uma aposta!
Com suas letras já me simpatizei,
Me conte mais dessa sua vontade,
E compartilhe sua serenidade,pois a única coisa relativa,é a verdade!²
 
Não existe verdade absoluta,
seja da sabedoria do cientista
ou da vivência da puta!
Não é preciso ser elitista
nem mesmo populista,
Para saber:
A verdade está entre nós,
homens, a viver
na esperança de outros sóis,
outros planos, outras vidas,
que tenham em sua essência,
mais que a beleza das margaridas,
mais que a mais sincera paciência,
mais que a tão sonhada indulgência,
E quando encontrarmos esta inteligência?
Acharemos a terra tão vazia…
Quem sabe, nunca mais sentiríamos a beleza
De uma simples poesia.¹
 
A lei do pensamento…
Use seu corpo,o presente,
Desfrute de seu fruto,a criação
O tempo o leva a putrefação.
A poesia é Donzela de pura Maria.
Silenciosa,carrega alma fria,
Ó caprichosa mulher,
Que a espera fica de quem a quer.
Não hás de chorar,
Só porque não veêm o quão tu és bela,
Que tu és a emoção da Terra.
Saiba que,
Enxergar é para poucos.²
 
O tempo nos leva e experimentar.
O comodismo sim a putrefação!
Humildemente deve-se expressar:
Eis um mal que assola a nação.
Não sou um ponto fora da curva
Quantas vezes não saí da inércia
Vendo a vida passar meio turva
Ao menos percebo minha inépcia
nesta ocasião…
já é uma guinada complexa
para escapar desta triste situação!
A poesia é mesmo assim,
tão bela como um conquistador afim,
tão ociosa… mas uma pedra preciosa,
quando então enxergada,
tão serena, tão amada…
encantadora de namorada!
Por muitos esquecida,
ou não observada…
Dizem que anda desaparecida…
Apagada…
Por ao menos dois foi sentida!
Então ela é ressurgida!
Voltamos ao começo…
Como uma história sem fim…
É a poesia é mesmo assim!¹
 
¹- T – homem
²- L – mulher
 
Thiago Amério.
 
 

From → Thiago Amério

Deixe um comentário

Deixe um comentário

